Início do Conteúdo

Vereador solicita ao promotor da habitação resolução para problemas da zona Leste

O vereador Maurício Vila Abranches, solicitou ao Promotor Wanderley Trindade, agilidade para a implantação do Parque Ecológico Guarani e Urbanização da avenida Dina Rizzi
Vereador solicita ao promotor da habitação resolução para problemas da zona Leste

Por/foto: Assessoria gabinete Mauricio Vila Abranches

 

O vereador Maurício Vila Abranches (PTB), atendendo à solicitação de moradores dos da Zona Leste, solicitou ao Promotor da Habitação, Wanderley Trindade, duarte reunião, na última terça-feira, dia 08 de maio, apoio na resolução da urbanização do trecho no final da avenida Dinna Rizzi, entre os bairros Flamboyans e Candido Portinari.  Também solicitou ao promotor ações para garantir a implantação do Parque Ecológico Guarani, no Jardim Interlagos.

 “Ali temos uma área de serrado que precisa de proteção, além da Lagoa de Contenção, na rua Leonardo Gonçalves, que está praticamente seca” explicou Mauricio.

O vereador defende que será necessário levar a água da chuva para repor a água da lagoa e que a implantação do Parque Ecológico Guarani é imprescindível para proteger a mata de serrado do entorno.

A Lei de criação do Parque Ecológico é do ano de 2006, mas a implantação ainda não aconteceu.  O Parque Ecológico Guarani (Lagoa do Saibro) foi criado pela lei municipal 10.921, de 13 de setembro de 2006.  O parque tem aproximadamente 75 mil metros quadrados e fica entre a avenida Henry Nestlé, rua “B”, rua Leonardo Gonçalves e alameda “C”, no Parque dos Lagos. A lei determina a implantação de uma pista de caminhada, a construção de sanitários e de um centro de educação ambiental e o monitoramento pela Guarda Civil Municipal.

Trata-se de uma área verde com vegetação de serrado que sofre com queimadas frequentes, acúmulo de lixo e os outros problemas devido ao abandono. “Estou cobrando a proteção daquela região há décadas. Acedido que com a Ação do Ministério Público e boa vontade do Executivo, termos um resultado positivo. É uma tristeza ver a situação de abandono. Somente a população do entorno cuida e faz a manutenção do local”, destacou Maurício Vila Abranches.

O legislador destacou que fez requerimento, ofício e uma emenda à Lei Orçamentária Anual 2018, pedindo a construção de três galerias de águas pluviais e bueiros, no entorno da Lagoa do Saibro, uma na rua Leonardo Gonçalves; outra na Av. Henri Nestlé e a terceira na Rua Alameda C. Essas galerias poderiam levar água da chuva até a Lagoa para abastecê-la.  

Durante a reunião, Dr. Trindade orientou quais os procedimentos para abertura de inquérito. E enfatizou que após a abertura do inquerido ele irá acionar o executivo. 

“Uma reunião com representantes da comunidade será agendada assim que o promotor ouvir os representantes do Executivo”, informou o Promotor.